Quem trabalha com TI com certeza já passou por situações onde um software precisa ser executado com credenciais de administrador, você daria esse privilegio a seus usuários?
Por questões de segurança, usuários utilizam contas restritas ou seja, não possuem privilégios de administrador, isso garante que usuários não possam alterar algumas configurações do computador como também a instalação de softwares. Alguns softwares necessitam de permissões para gravar em determinadas pastas ou modificar o registro do Windows e usuários restritos não possuem privilégios para concluir essas modificações.
Para resolver esse problema sem tornar o usuário um “administrador” basta utilizar o comando RUNAS também conhecido como “executar como” em nossa interface gráfica.
Abra as propriedades do atalho do software o qual pretendemos que seja executado como administrador.
Em destino, antes do caminho do executável inclua o comando Runas /savecred ficando
runas /savecred /user:administrador “C:\Windows\System32\cmd.exe”
Agora voce deverá clicar no atalho, será pedido uma senha, apos a digitação essa senha será memorizada pelo windows e não será solicitada novamente.
na figura abaixo voce poderá visualizar que o prompt esta sendo executado como administrador.
OBS: Neste exemplo utilizei o prompt de comando pois com ele é possivel exibir o usuario que esta executando-o, porem não recomendo esse uso em ambientes reais.
Caso seja necessário remover ou alterar a senha digitada use o console “contas de usuários” digitando “control userpasswords2” no executar.
clique em credenciais do Windows, e modifique a credencial desejada.
outras senhas também serão salvas neste console como senhas de Área de trabalho remota.
Espero que tenham gostado e até o próximo.