Após várias horas de pesquisa, muitos sites vistos, algumas dezenas de exemplos complicados ou que nem sequer funcionavam, e quase sem esperança de encontrar uma ajuda na Internet, juntei vários exemplos e no fim tinha o que eu queria.
Mãos à obra.
Primeiro criamos um novo projeto, e definimos os campos que queremos que sejam utilizados. Neste caso usei cinco campos: Para; CC; Anexo; Assunto; Mensagem.
Agora vamos ao código.
Primeira parte do Código:
Apesar de não ser totalmente necessário, criei um método void para o envio do e-mail.
Neste início de código podem facilmente identificar o modo de como inserir os campos e associar a uma TextBox ou a um email previamente definido.
É importante realçar que foi utilizado o namespace System.Net.Mail.
Sem este namespace seria impossível utilizar ou chamar as funcionalidades referentes ao email. Normalmente estes namespace são utilizados logo no início, juntamento com os:
using System; using System.Collections.Generic; using System.ComponentModel; using System.Data; using System.Drawing; using System.Linq; using System.Text; using System.Windows.Forms; |
Segunda parte do Código:
Terceira parte do Código:
Nesta terceira parte do código entramos na área mais técnica.
Para terminar, vamos adicionar código ao botão que irá anexar algo.
Antes de adicionar o código, é necessário adicionar o openFileDialog, que nos permitirá selecionar o ficheiro a anexar.
Para isso basta “arrastar” o openFileDialog da Toolbox para a “Form”.
Quarta parte do Código:
Esta última parte do código serve para adicionar o método SendEmail() no botão que enviará o e-mail, e também inserir o código no botão que irá anexar algum ficheiro.
No botão que servirá para anexar um ficheiro o código será:
No botão que enviará o e-mail, o código será:
E assim acabamos o Código.
Exemplo:
E aqui está o resultado do envio:
Como em tudo na vida, é possível personalizar ao máximo estes envios, como também fazer validações (por exemplo caso o campo CC não esteja preenchido. Mas isso já depende dos gostos pessoais.
0 comentários :
Postar um comentário