Desenvolvedor e Analista de Sistemas | IFPA

sábado, 16 de agosto de 2014

Tutorial - Introdução ao C# - Parte I

com 0 Comentário
Nos dias que correm quem está no mundo da informática urge por importantes noções sobre programação. Não menos importante é estar actualizado nessa área, pois o tempo do Pascal, e outras linguagens de programação já foi ultrapassado. Uma linguagem de programação que cada vez mais ganha terreno é o C#, pois, é uma linguagem de altíssimo nível!



O C# é uma linguagem com arquitectura .NET (dot Net). Embora existam semelhanças com o Java e com o Visual Basic, o C# é muito mais restritivo. Mas o objectivo deste post não é o de ensinar a história do C#, mas sim de ensinar a programar na linguagem C#.
Todas as semanas sairá um novo post, onde existirá evolução na aprendizagem nesta linguagem de programação.
Para começar é necessário efectuar o download do programa Visual Studio C# Express. Esta é uma versão gratuita e que servirá perfeitamente para aprender a programar em C#. Pode fazer o download através do site da Microsoft, ou do link abaixo mencionado.
Após ter instalado o Visual Studio C# Express, deve seleccionar “Create Project”.

De seguida seleccionamos Windows Application e escolhemos um nome para o projecto. Uma regra muito importante é o facto de o nome do projecto não poder ter espaços ou caracteres especiais.

Para este primeiro post, vou começar pelo mais básico possível. Depois de ter seleccionado o template Windows Application e ter dado um nome ao projecto vai surgir a Form, que é a “cara” do projecto. Clique em ToolBox, que se encontra do lado esquerdo. A ToolBox é constituída pelos itens que se podem juntar ao projecto. Neste caso vamos clicar em Button, e “arrastar” para dentro da Form.

Podemos alterar o texto do botão. Para isso clicamos com o botão direito do rato e seleccionamos Properties. Aparecerá no lado direito as propriedades do botão. No campo Text escreva o nome que quer dar.

Agora que escolhemos o texto para o botão, vamos dar indicação do que o botão vai fazer. Neste caso, e como é o primeiro post, vamos somente fazer aparecer uma textbox com texto.
Para escrever código, é necessário clicar duas vezes com o botão esquerdo do rato em cima do botão. Aparecerá o local onde podemos colocar instruções para o botão.
Para aparecer uma textbox com texto, temos de escrever o seguinte código:
MessageBox.Show
Irá verificar que quando vai escrevendo, vão aparecendo sugestões para a palavra que quer, e quando coloca o . (ponto), aparecerá as opções para essa classe.
Então o código completo será:
MessageBox.Show(“Primeiro Post sobre C#”, “Informação”);

Como deve ter reparado existem dois excertos de texto. Estes excertos têm uma lógica. O primeiro é o texto da textbox, o segundo é o título. Estes textos como são compostos por letras, devem estar sempre dentro de aspas. Outro facto importante, é no final da instrução ter de colocar o “ponto e vírgula”. No C# basta faltar um pormenor deste tipo para o programa dar erro.
Por falar em erros, podemos verificar se o programa tem algum erro. Para isso existem três formas distintas.
Pode utilizar a conjunção das teclas CTRL + SHIFT + B, desta forma só irá verificar se o código está sem erros. Caso não existam erros, no canto inferior esquerdo surgirá a mensagem Build Succeeded.
Outra forma de verificar é clicando somente no F5. Será feito um debug do programa. Vai poder visualizar o seu projecto e caso haja algum erro, será mostrada a linha onde esse erro se encontra.
A última forma, é clicando em CTRL+F5. Isto fará um debug, mas com duas diferenças em relação à anterior forma. Grava o projecto imediatamente, mas em caso de erro, não é indicada a linha do código incorrecto.
Caso o seu projecto esteja devidamente escrito, o resultado final será:

Bem, como mencionei no início, este primeiro post seria muito básico. Na próxima semana já começarei a trabalhar com variáveis.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista
Download: Microsoft Visual Studio 2008 Express Edition [2.57MB]
Homepage: Microsoft Visual Studio

+1

0 comentários :

Postar um comentário

Total de visualizações